terça-feira, junho 08, 2004
Tem dia que podia ser de noite...
Hoje nem vou escrever muito não. Na verdade só vou publicar um e-mail que chegou nas minhas mãos.
Não gosto dos RPG´s que o Marcelo Del Debbio escreve por que já sou macaco velho de RPG e o que ele escreve é pra iniciante que não tenha nem o primeiro grau completo. E acho sacanagem ele chupinhar tanto os outros RPG´s que não foram publicados no Brasil (tipo Call Of Chtulhu, Kult e tal...), mas o cara é esperto. Tanto que está ganhando dinheiro com aquilo que a gente só gasta.
O e-mail foi assinado por ele (pelo menos ele usa a alcunha que é dele, Irmão Trevoso) e tava absolutamente escrito em internetês (escrevendo jah, eh, vc no lugar de já, é, você..) Coloquei no corretor do Word pra ser menos feio.
Só deixando bem claro: Eu não tenho nada contra religião (alias bem pelo contrario). O que eu repudio é fanatismo religioso e usar a religião para conduzir alguém a um pensamento que não tenha nada a ver com religião (doações, controle de voto e até vestimenta e corte de cabelo).
Segue o texto:
O programa foi ao vivo, não tinha como editar e SIM, era o gordão-yugioh-cartas-do-mal do Leão, e sentou do meu lado.
O sujeito pesa 180kg, e REALMENTE acredita naquilo que ele falou. Ao contrario do vereador de BH que é um picareta, ele acha de verdade que são cards de satanás e que ele é o salvador da adolescência...
Como ele não sabia que eu havia assistido aos programas do Leão e estava mais do que preparado para ele, o debate foi um verdadeiro massacre.
Ele levou EXATAMENTE os mesmos props que tinha levado no Leão... cartas de yugioh, recortes da Dragão Brasil e a bíblia.
Arena:
TV Evangélica, localizada no segundo andar de um galpão GIGANTESCO igual aqueles que vocês vêem nas TVs de exorcismo de madrugada.
Aliás, estava tendo algo desse tipo quando cheguei no local e já percebi que seria uma armadilha das grossas.
A TV é o canal 29 UHF.
Qualquer TV que dependa apenas de antenas pega o canal fácil, alias, a audiência do programa deve ser razoavelmente grande, pq eles fizeram sorteio de 2 livros ANJOS e tinha MUITO papelzinho de telefonemas e e-mails.
Personagens
- Del Debbio - autor de RPG, também conhecido como Satânico e Irmão Trevoso
- Sandro Silva - Mestre de RPG. Ele é auxiliar do Alfeu Marcatti (que escreveu o livro de RPG: Saindo do Quadro)
- Psicóloga - Não lembro o nome dela, mas não foi importante. Nos primeiros dez minutos ela falou alguma besteira tão grande (tipo que algum moleque poderia vestir a camisa do super-homem e pular pela janela) e eu e o Sandro batemos nela tão forte e com tanto gosto que ela enfiou o rabo debaixo da saia e ficou quieta o resto do programa, limitando-se a dar palpites quando o pastor perguntava "o que é psicodrama?" e coisas do gênero...
- Teólogo - dispensa apresentações.
- Pastor - o apresentador do programa.
O programa teve 2h de duração.
A psicóloga foi posta pra fora do jogo aos 10 minutos do primeiro tempo, e o programa ficou intercalando entre o Sandro falando sobre o RPG nas escolas, o livro do descobrimento do Brasil, dos projetos de 3D&T, etc e o DD falando sobre a classificação etária nos jogos, mostrando os dados diferentes, explicando pra que servem, sobre miniaturas e sobre como existem vários tipos de RPG, desde os para 18 até os para 12 anos, com temáticas variadas. confesso que o pastor também estava curioso sobre o que era aquele jogo e fez todas as perguntas que os leigos costumam fazer, sem tentar sacanear.
Tivemos ao todo 6 telefonemas, 4 de RPGistas maravilhosos, todos com bom senso e se saíram maravilhosamente em relação as perguntas "pegadinhas" do Pastor pra ver se achava álcool, drogas ou brigas ou se eles gostavam de jogar com ladrões e assassinos e demônios... Os outros dois eram evangelicos-zumbis que nem sabiam por que estavam ligando e foi MUITO fácil acabar com eles.
E ainda fizemos um sorteio de 2 livros de RPG que eu levei.
Resumindo, acho que tivemos duas horas de propaganda do RPG no programa, eu só lamento que não tenha sido em uma emissora grande.
Melhores momentos:
Teólogo: "Mas aqui, o yugioh, eu tenho umas cartas..."
DD interrompe: "Yugioh não é RPG"
Teólogo:"Não, mas veja bem..."
Sandro interrompe "Cards não são RPG" pega o cara de surpresa, ele não achou que ia ser interrompido tão bruscamente.
Teólogo: "Não, mas..."
DD interrompe de novo: "Yugioh não tem nada a ver com RPG, o debate é sobre RPG"
Pastor: "Mas cards não são RPG?"
DD e Sandro em coro: "NÃO!"
Não se falou mais em yugioh o resto do programa.
Pastor: "Marcelo, fale sobre aquele assassinato em Teresópolis"
DD:" O assassino foi capturado na semana seguinte e confessou que nem sabia o que era RPG - Ta aqui o jornal com a nota" - mostra o recorte pequeno de jornal.
Pastor: "Mas isso não saiu em todos os jornais, né?"
DD: "É, pra você ver como a Mídia pode ser mentirosa e sensacionalista, né?" - embaixo na tela, chamada do programa "RPG: Jogo ou perigo?"
Não se falou em Teresópolis o resto do programa.
Pastor: "Mas o RPG pode ser usado por alguém como uma ferramenta do mal, para seduzir alguém?
Del Debbio: "Claro... se ha pastores e padres que utilizam a religião, que é muito mais séria, para cometer pedofilia, o que dizer de um jogo. Gente mal intencionada existe em todo lugar, não?
Pastor: muda de assunto...
Teólogo: "Harry Potter é do demônio, porque Isaias 10-17 diz que a serpente é o símbolo do diabo e o Harry Potter comanda serpentes"
Del Debbio:" Êxodo 3-4. Deus disse a Moises - toma seu cajado e o arremessa ao solo. Ele o fez e o cajado virou uma serpente. Moises ficou com medo e Deus disse: nada temas, e Moises controlou a serpente"
Teólogo: "Mas Mateus, 26-12 diz que os feiticeiros não herdarão o reino de Deus"
Del Debbio: "Deuteronômio 7-8, Deus diz que não importa tua vocação antiga desde que faças o bem, sigas meus mandamentos e eu o perdoarei e o acolherei em meu reino e o Harry Potter não quebra nenhum mandamento em nenhum dos livros"
Ânimos alterados
Pastor interrompe: "É melhor não ficarmos só na citação da bíblia e centrarmos a discussão mais no RPG"
Teólogo "Aqui, nesse livro de Vampiros... (mostra à Dragão Brasil com a matéria sobre Vampiros Mitológicos, chamada da matéria "Vampiros Reais") toma fôlego pra descer a lenha no livro...
DD interrompe bruscamente, bravo "fui eu que escrevi o livro, por quê?"
Teólogo "Não, nada, eu só queria mostrar que as vezes os RPGs também tem pesquisas e falam sobre muitos assuntos" recolhe a revista
DD: "sim, a linha tem Anjos, Demônios e Vampiros, mas é bom ressaltar que é uma linha apenas para maiores de 18 anos" mostra o livro ANJOS para a câmera.
Pastor, com ANJOS na mão: "Mas aqui, nessa pagina,tem um ritual que fala que o Anjo pode abrir um portal para a Terra usando seu sangue e tal.. Isso não é muito macabro?"
DD: "É um livro para maiores de 18 anos, pode ter qualquer coisa escrita nele".
Pastor: "Mas o que é isso que esse anjo esta segurando nas mãos" -
câmera foca na imagem do desenho do Gregório de um anjo segurando cordas de um piano enroladas em suas mãos, pose de estrangulador"
DD: "São cordas de piano"
Pastor: "Mas o que o anjo pode fazer com cordas de piano?"
DD: "Consertar um piano quebrado."
Voz de telespectador: "eu vi um grupo de moleques jogando, pastor, eles pareciam possuídos por satanás, de tanto que gritavam, aí eu sai correndo de lá"
Espera ele desligar
Sandro: "Mas ao invés de parabenizar os garotos por uma bela atuação, porque como já explicamos, RPG é jogo de teatro, você fugiu correndo...
Voz de outro telespectador "Eu vi um jogo com uns moleques gritando uns com os outros, pareciam possuídos.."
Sandro: "Mas eles estavam se batendo?"
Voz: "Não, mas se deixassem, eles iam se matar"
Sandro: "eles estavam se batendo ou não?"
Voz: "Não"
Sandro:"Então como você sabe que eles iam se matar?"
Voz: "?!!?"
Pastor: "Mas eles estavam se encostando ou não?"
Voz: "Não"
DD: "Assim não dá, o cara não sabe nem o que ele viu. Tem certeza que eles estavam jogando RPG... Não era Truco não??"
voz: "?!?!?!"
Pastor: "Próxima ligação"
E o melhor mico da noite...
DD, fazendo propaganda descarada do ANIME RPG na maior cara-de-pau "Mas você, telespectador, quer conhecer o RPG mas tem medo de encontrar alguma coisa mais pesada, tem esse livro que não tem magia, não tem bruxo, não tem demônios, não tem nada disso e esta em bancas, baratinho, etc, etc"
Pastor: "É mesmo? Não tem demônios? Deixa eu ver". Pega o livro e começa a folhear. Olha feio e fala "Mas olha aqui, um demônio!!!!"
O FDP abre o livro bem nas pgs 94-95, na 95 tem um desenho de um demônio feito pelo Masamuni Shirow enorme.
"Onde? pergunta DD na maior cara-de-pau do mundo"
Pastor mostra o livro pro cameraman, mas ele ao invés de filmar a pg 95, ele filma a pg 94, onde tem um desenho enorme do HANTARO sorridente.
Imagem na tela do hamster, voz do pastor "Mas vocês podem ver que demônio horripilante e macabro que tem no livro, é realmente demoníaco... como assim não tem monstro nem demônio?... Ele não é tão inocente assim"
RISOS gerais de todos os participantes.
10 segundos depois, o pastor percebe a besteira e dá uma bronca no cameraman "Não é nessa pagina"
Mas ai era tarde... O Sandro já estava chamando o demônio de pitbull gigante e o povo já estava zoando com a cara dele... e o pastor perdeu toda a pose.
Por: Irmão Trevoso
-A mina do Sandro tirou fotos no programa, assim que eu pegá-las, coloco no site da Daemon pra vocês verem.
-Eu entreguei uma fita VHS pro pessoal da produção e vou ter uma copia do programa essa semana, vou ver se consigo transformar esse negocio em divx e colocar no Kazaa o mais rápido possível.
Mudando de assunto: Hoje eu parei pra ler o meu próprio b.log e ver (e rever) os comentários antigos. Gostei do que li.
É Isso Aí.
posted by MoL + terça-feira, junho 08, 2004 + Comments: